E-book intermediador

Adobe adquire Magento, saiba como isso impacta você

Adobe adquire Magento, saiba como isso impacta você

Como todos sabem, nos últimos dias uma notícia caiu como uma bomba na comunidade e-commerce em todo mundo. A gigante Adobe, empresa que nos últimos 5 anos foi a corporação que melhor performou nas bolsas de valores, superando Amazon, Google e Facebook. Anunciou que firmou um acordo de compra a Magento, uma das melhores e mais utilizadas plataformas de e-commerce de todo o mundo.

A empresa foi comprada por nada mais nada menos do que US$ 1,6 Bilhões que será concluída no terceiro trimestre do ano fiscal de 2018 da Adobe.

Motivo da compra?

Focada desde o princípio no B2B, a empresa que há anos trabalha com seus produtos designados para o público final, agora entra de cabeça no mundo do e-commerce, order management (referência no mercado provedor de software para os sistemas de gerenciamento integrado de pedidos) e inteligência preditiva.

A Adobe nada mais faz do que seguir uma tendência global das grandes empresas no ramo de tecnologia, informação e serviços, onde as mesmas estão se tornando grandes plataformas de negócios.

Segundo informação da própria Adobe a plataforma Magento ajudará a empresa a reforçar a posição no mercado de computação em nuvem, integrada ao Adobe Experience Cloud, que é um conjunto de soluções da companhia usadas na criação e gestão de campanhas de marketing.

Segundo Brent Leary, que é dono do CRM Essentials, está aquisição preenche uma lacuna óbvia na experiência Cloud da Adobe e coloca eles diretamente na briga contra a Salesforce.

Agora eles têm uma oferta que permite fechar o ciclo com os consumidores, que podem finalizar uma transação que começou on-line com as ferramentas de marketing digital que a Adobe já oferecia”.

A Adobe ainda não se pronunciou oficialmente sobre como a plataforma Magento será tratada, mas podemos especular até 3 hipóteses:

O lado ruim da aquisição do Magento

Como todos sabemos o Magento é uma plataforma que você pode escolher a edição Open Source e aprimorá-la com aplicativos de terceiros, obtendo todos os recursos disponíveis na ramificação Enterprise.
A Adobe pode encerrar o ramo de código aberto e se concentrar apenas no Enterprise, significa que o Magento só ficará aberto somente para grandes players do mercado.
Essa é uma possibilidade muito remota de acontecer, pois de acordo com o anúncio oficial da Adobe, não há motivo para preocupação.

“Na Adobe, estamos comprometidos com a administração de plataformas abertas e diversas comunidades criativas. Muito antes de o OpenSource ser amplamente adotado na computação empresarial, a Adobe ativamente integrou tecnologias de código aberto em seu software e contribuiu ativamente para o desenvolvimento de código aberto”.

O lado bom da aquisição do Magento

O CEO da Magento (Mark Lavelle) está animado com novo passo da plataforma, ele acredita que a plataforma em breve fornecerá uma experiência muito melhor para os desenvolvedores, usuários e administradores.

Mark Lavelle promete:

  • permitir que todos os negócios de comércio eletrônico forneçam experiências atraentes em tempo real;
  • melhorar o envolvimento com todos os clientes em todos os pontos de contato;
  • transacione em qualquer lugar em toda a experiência de comércio eletrônico de um visitante da loja.

Tudo isso parece muito animador, porém ainda é tudo muito incerto. O que se tem no mercado são somente previsões do que se pode acontecer no futuro.

A situação mais plausível

De acordo com o tweet do CEO / Fundador do JH Magento Enterprise Solution Partner, ele pensa que seria um erro terrível perder o status e a posição que a plataforma tem no mercado, a Adobe está possivelmente interessada em adicionar uma solução totalmente monetizada e rápida ao portefólio da empresa. Ele também afirma a infinidade de tecnologia complementar da Adobe.

Isso traz muito mais segurança aos comerciantes do Magento que em breve podem ter muitos novos recursos sem custo adicional.

O futuro da plataforma Magento no Brasil

No Brasil o Magento estabeleceu uma grande conexão nos últimos anos, pela primeira vez a empresa trouxe toda uma equipe comercial para cá. O número de Magento Partners subiu de 2 (dois) para 12 (dose) em 1 (um) ano, aumentando consideravelmente a forma comercial da empresa que visa o aumento da venda de licenças do Magento Commerce e do Magento Cloud, que são as versões enterprises da empresa, hoje utilizadas por médias e grandes companhias como Coca-cola, Ambev, Midea, Saraiva, Buscapé, Riachuelo, entre outros.

Considerando que a Adobe ter uma presença massiva por aqui com seus produtos enterprises e Clouds, além de contar com uma estrutura comercial e de atendimento excelente esperasse que a Adobe agregue muito aos objetivos da Magento no Brasil.

No momento teremos que aguardar até que a compra seja concretizada e que o Magento, seja integrado ao Adobe Experience Cloud para mais informações. As informações são rasas ainda se acredita que será de grande vantagem para todos.

Mas nos diga você. O que acha dessa aquisição? Acredita que ela impactará de forma positiva ou negativamente no desenvolvimento da plataforma Magento?

Fico no aguardo de suas opiniões e comentários.

Até breve!

E-boock
Sobre o autor
Henrique Giroldo
Henrique Giroldo Formado em Publicidade e Propaganda na Unimar, e sempre antenado em novas tendências e mídias sociais. Aficionado em história, esportes e assuntos relacionados ao comportamento atual da sociedade (muito eclético por sinal). Espero que goste do artigo acima, foi feito com muita dedicação e empenho. Caso queira trocar figurinhas, ficarei contente em lhe adicionar em me Linkedin.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/formasdepagamento/current/wp-includes/functions.php on line 5427

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/formasdepagamento/current/wp-includes/functions.php on line 5427