E-book intermediador

Quais são as vantagens dos intermediadores de pagamentos?

Quais são as vantagens dos intermediadores de pagamentos?

Realizar compras pelas internet já não é mais um bicho de sete cabeças para boa parte dos brasileiros. Aliás, podemos até dizer que isso faz parte do dia a dia de muita gente. E o que não faltam são empresas oferecendo os seus produtos por meio da web para essa turma toda.

De acordo com uma pesquisa do E-commerce Brasil, estima-se que existam por volta de 750 mil lojas virtuais atuando em todo o território nacional. Boa parte delas aproveitando as vantagens dos intermediadores de pagamentos, os verdadeiros responsáveis por facilitar a vida de quem resolve empreender na internet.

Não sabe o que são intermediadores de pagamentos e como eles podem ajudar o seu negócio a faturar ainda mais na rede? Então, confira o nosso post e fique por dentro desse assunto.

O que, afinal, é um intermediador de pagamento

Antes de qualquer coisa, é preciso saber o que, de fato, é um intermediador de pagamento e como ele funciona — pontos que não são nada complicados de entender.

E-book: Conversão no E-commerce: Como aumentá-la?
Aumente a conversão de suas vendas





Basicamente, esse intermediador é um sistema responsável por fazer a ponte entre a loja virtual e as instituições que oferecem os serviços de pagamento, como as responsáveis pelas bandeiras de cartões de crédito, débito e até recebedores de boletos bancários.

Ou seja: é essa plataforma que confere se existe saldo em um determinado banco, se o cartão está com limite para a compra e se o código do boleto está correto.

Interessante, não é mesmo? Porém, as vantagens dos intermediadores de pagamento não param apenas nesse caminho entre o seu negócio e a aprovação de uma compra.

As principais vantagens dos intermediadores de pagamentos

Ao optar por trabalhar com um intermediador de pagamento, a sua empresa pode se aproveitar também de outras vantagens que esse tipo de sistema oferece. Listamos algumas das principais para você.

Diversidade nas formas de pagamento

No Brasil, por volta de 76% dos consumidores optam por realizar as suas compras pelo cartão de crédito, segundo os dados do e-commerce.org. Do restante dos compradores, 12% já preferem o bom e velho boleto.

Além desses dois modelos, hoje em dia, também podemos contar com usuários que buscam por meios pouco usuais de pagamento, como aqueles via transferência bancária (que reduz o tempo de compensação dos boletos) e até com criptomoedas. Todos com a possibilidade de serem abordados por meio de um intermediador de pagamento.

Implementação facilitada

A facilidade de se implementar um intermediador de pagamento também é outra vantagem da ferramenta.

Por ter boa parte de suas funções rodando externamente em relação ao servidor do cliente, o intermediador não demanda a realização de instalações complicadas e nem uma banda maior para o tráfego.

Além disso, bons intermediadores de pagamento contam com um design que cabe perfeitamente no layout de qualquer site, e que já foi testado diversas vezes por milhares de pessoas, entregando, assim, os melhores caminhos para realizar uma compra e evitar o abandono de carrinho.

Proteção contra fraudes

De acordo com uma pesquisa publicada pelo E-commerce News, a quantidade de fraudes aplicadas em comércios eletrônicos brasileiros aumentaram 14% entre os anos de 2016 e 2017.

Só para se ter uma ideia, a estimativa apresentada é de que, a cada R$100,00 gastos na web, houve um prejuízo de R$3,42 para os donos das lojas virtuais. Algo que impacta bastante o faturamento das empresas, principalmente no caso das micro e pequenas, mas que pode ser combatido com um bom intermediador de pagamentos.

Essas ferramentas realizam análises antifraude que ajudam tanto quem está comprando — por meio de certificados de segurança que garantem a segurança do sistema — quanto quem está vendendo na internet — fazendo a coleta dos dados do comprador e dos cartões utilizados, analisando os riscos envolvidos naquele processo de compra e venda.

Custo-benefício

Outra vantagem dos intermediadores de pagamento tem a ver com o custo-benefício de sua aplicação.

Criar uma plataforma própria de intermediação de pagamento não é nada barato, nem rápido e nem simples de ser feito. Por isso, investir em um sistema já pronto pode ser a melhor saída, tanto para colocar de uma vez a sua loja virtual no ar quanto para medir a necessidade real de se ter uma ferramenta particular.

Como escolher o seu intermediador

Bem, agora que você já viu quais são as vantagens dos intermediadores de pagamentos, é interessante saber como escolher aquele que melhor combina com o seu negócio.

  • Analise a página de checkout oferecida pelo intermediador: alguns intermediadores de pagamento enviam o usuário para fora do e-commerce na hora de efetuar a compra, algo que impacta na confiança daquela pessoa para com a página. Por isso, o ideal é optar por um intermediador que ofereça uma página de checkout personalizada, que possa, inclusive, ser adaptada com a identidade visual da sua empresa;
  • Fique de olho nas taxas e nas condições: cada intermediador de pagamento tem as suas próprias taxas e condições de uso. Por isso, é importante prestar atenção na porcentagem cobrada pela tarifa de intermediação, no tempo de liberação de saldo, na tarifa por transação completa e até na existência ou não de uma mensalidade para utilização do sistema;
  • Confira o grau de segurança da plataforma: todo intermediador de pagamento traz algum grau de segurança para as transações. No entanto, é importante conferir quais são os certificados adotados pelo sistema e, até mesmo, qual é a sua credibilidade no mercado (por meio de resenhas em sites como Reclame Aqui e outros);
  • Verifique a gestão e o controle: bons intermediadores oferecem painéis de controle financeiro para fazer o acompanhamento do volume de vendas, das transações aprovadas e reprovadas, do ticket médio e de outras informações que permitam um entendimento melhor sobre as finanças daquela loja virtual.

Como você pôde ver aqui, o que não faltam são vantagens dos intermediadores de pagamentos, tanto para quem vende quanto para quem compra na web. Portanto, agora que você já conhece todas e sabe, inclusive, como escolher a melhor opção para o seu negócio, que tal começar a faturar na rede com a ajuda dessa plataforma?

Entre em contato com a gente agora e comece a usar o Yapay em seu e-commerce!

E-boock
Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Growth Hacker | SEO and Marketing Strategy | Especialista em E-commerce, sua passagem por agências de publicidade, trouxeram bagagem em performance e conversão para e-commerce. Apaixonado por estudo, e aficionado por testes e análise de resultados. Acredita no data driven como acelerador de crescimento.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/formasdepagamento/current/wp-includes/functions.php on line 5427

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/formasdepagamento/current/wp-includes/functions.php on line 5427